Tratamento da Gagueira

Seja o primeiro a compartilhar isto entre seus amigos:

O que é ?

A gagueira é um tipo de transtorno de fala que interrompe o fluxo normal de fala. Isso significa que aqueles com gagueira sabem exatamente o que querem dizer, mas podem achar difícil tirar as palavras. Isso pode causar dificuldades de comunicação. Isso pode levar à auto-estima danificada, baixa autoconfiança e até ansiedade.

Enquanto a gagueira é comum entre as crianças pequenas e tende a se resolver de forma natural, em alguns casos pode seguir a idade adulta. Curiosamente, a gagueira também pode começar na idade adulta. Como a gagueira é muitas vezes exacerbada pelo estresse e ansiedade, a hipnoterapia pode ser uma ferramenta excelente para o tratamento.

Existem muitos distúrbios de fala diferentes que dificultam a comunicação, de todos eles, a gagueira é talvez a mais comum. A gagueira normalmente faz com que o falante repita a primeira parte da palavra (como em “bbb-braço”) ou segure um som por um longo período de tempo (como em “braaaaaaço”). Para alguns, obter qualquer som é difícil. Todas as agulhas são individuais e variam de pessoa para pessoa.

Aqueles que têm gagueira podem adicionar palavras como ‘um’ em seu discurso e apresentar um problema ao passar para a próxima palavra. Eles também podem experimentar comportamentos como piscar olhos rápidos, pinças e tiques faciais.

Muitas pessoas que gaguejam acham que piora quando estão excitadas, estressadas, cansadas ou sob pressão. Por exemplo, quando colocado em uma situação de indução de ansiedade (por exemplo, fazer um discurso), a gagueira pode aumentar. É essa reação física a uma emoção que pode ser abordada com hipnoterapia.

Curiosamente, muitas pessoas que gaguejam não relatam problemas quando cantam, conversam a si mesmas ou conversam em uníssono com outra pessoa. Isto poderia, em parte, ser devido a uma redução do estresse nessas situações.

Gagueira em crianças

Entre as idades de dois e cinco anos, a gagueira é comum. Estes são os anos em que aprendemos a conversar, e, por isso, muitas vezes há solavancos na estrada. A gagueira em crianças pode durar semanas ou meses, mas a maioria vai crescer fora dela.

Se a gagueira é frequente e parece piorar, pode valer a pena verificar os sintomas com um médico. Se o seu filho atinge a idade escolar com uma gagueira, é provável que eles se tornem mais conscientes disso. Isso pode levar à ansiedade e pode até resultar em bullying de outras crianças.

Se isso acontecer, é recomendável falar com a professora do seu filho para ajudar a parar o bullying. Ser intimidado ou sentir-se envergonhado por gaguejar pode piorar o problema com a ansiedade em torno da conversa.

Se o seu filho estiver gaguejando, experimente as seguintes técnicas para melhorar sua confiança ao falar:

  • Faça conversa divertida e relaxada, não exija que seu filho fale “corretamente” em todos os momentos.
  • Evite correções e críticas, isso pode tornar seu filho mais autoconsciente.
  • Tente não fazer muitas perguntas, as crianças tendem a falar mais livremente ao expressar suas próprias ideias.
  • Não peça ao seu filho que leia em voz alta ou faça um discurso se estiverem estressados ​​/ chateados.
  • Mantenha a casa o mais tranquila possível, uma atmosfera descontraída encoraja um estado de espírito relaxado.
  • Fale devagar e claramente ao falar com eles, isso irá ajudá-los a imitar seu estilo de fala.
  • Transforme que você aceite seu filho como ele / ela é – isso irá ajudá-los a se sentir relaxado sobre sua gagueira e são menos propensos a desenvolver ansiedade.

Ver a gagueira como “errado” ou “ruim” na infância pode fazer com que seu filho encontre problemas de fala na idade adulta. Por esse motivo, talvez o mais importante que você possa fazer é nutrir, cuidar e aceitar o modo como eles falam.

Gagueira em adultos

Se a gagueira continua na idade adulta, pode levar ao estresse, à ansiedade e à baixa auto-estima. Em alguns casos, a gagueira pode começar na idade adulta. Os motivos para isso são variados, mas podem incluir o seguinte:

Trauma neurológico

Considerada uma das causas mais comuns de gagueira em adultos, trauma neurológico (cerebral) inclui acidente vascular cerebral, lesão na cabeça, doença de Alzheimer e doença de Parkinson. Como esta causa de gagueira é física, a intervenção médica e a terapia de fala e linguagem são normalmente necessárias.

Reação de drogas

Em alguns casos, um gaguejar pode ocorrer devido a uma reação de drogas. Certos medicamentos prescritos, por exemplo, podem levar a alterações na fala. Se isso acontecer enquanto você recebe um medicamento, não se esqueça de entrar em contato com seu médico imediatamente.

Estresse

Um evento ou série de eventos que você encontra estressante pode resultar em gagueira. Isso é muitas vezes referido como gagueira psicogênica. Alguns exemplos de eventos estressantes incluem o fim de um relacionamento e duelo. Uma reação ao estresse também pode acompanhar um acidente ou outro trauma. Em muitos casos, essa forma de gaguejar se corrige quando o estresse e a ansiedade se dissipam. Esta forma particular de gaguejar pode se beneficiar muito com a hipnoterapia, pois pode ajudá-lo a superar o estresse e a ansiedade associados.

Recorrência de uma gagueira infantil

Como já mencionamos, a gagueira em crianças é relativamente comum. Em alguns casos, uma criança pode crescer fora de seu gaguejador, mas então reaparece na idade adulta. Quando uma criança tem gagueira, eles podem aprender a evitar certas palavras ou certas situações de fala. Para um espectador, isso pode parecer que eles superaram sua gagueira. Esses métodos de enfrentamento podem se quebrar na vida adulta, fazendo com que a gagueira reapareça.

Tratamento com Hipnoterapia

É aconselhável tratar qualquer causa física de um gaguejador, mas quando se trata de tratar causas ou desencadeantes psicológicos, a hipnoterapia para parar de gaguejar pode ser extremamente útil. Usando o protocolo Omni, é possível em estado de hipnose acessar o subconsciente e descobrir o motivo exato da doença e todos os eventos traumáticos envolvidos. Depois de descobri-los, a tarefa é re-significar um a um, para que não mais façam sentido e nem tenham mais nenhum tipo de sentimento envolvido. É um processo muito simples, mas com o conjunto de técnicas corretas e muito precisas.

 

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no site Bruno Kuroki Hipnose Clínica não substituem o parecer/opinião do seu Médico.

 

fonte: http://www.hypnotherapy-directory.org.uk/articles/stuttering.html tradução: Google Tradutor adaptação: Bruno Kuroki

Seja o primeiro a compartilhar isto entre seus amigos: